Para quem gosta, para quem não entende e para quem quer se inspirar! Um blog sobre moda, beleza e utilidades da lojinha online Blue Velvet.
Nós amamos acessórios!!

quarta-feira, 18 de abril de 2007

O QUE AS CORES NOS DIZEM



" O mundo não é uma coleção de objetos naturais com formas repetitivas, testemunhadas pela evidência ou pela ciência; o mundo são cores. A vida não é uma série de funções da substância organizada desde a mais humilde até a de maior requinte; a vida são cores. Tudo é cor..."
Carlos Drummond de Andrade

As cores são mais que simplesmente para adornas elas têm significados e possuem relações psicológicas e fisiológicas. Aprender a usar a cor de maneira que ela seja capaz de causar em um público específico tudo aquilo que queremos é mais umas das chaves para um bom relacionamento com a sociedade. Alegria, angústia, tristeza, solidão, juventude, fome, erotismo, tudo isso, e muito mais, conseguimos transmitir com as cores. Basta saber como e qual a relação entre as cores e as sensações fisiológicas e/ou psicológicas que desejamos.


Normalmente, meu espírito está inteiramente tomado pelas leis das cores. Ah, se elas nos tivessem sido ensinadas em nossa juventude" Vincent van Gogh.


Vincent van Gogh, expressava com as cores tudo aquilo que sentia e que queria demonstrar às pessoas. Ele descrevia seus quadros com algumas das seguintes frases: "quero exprimir o pensamento de uma cabeça pela irradiação de um tom claro num fundo escuro" e "procurei exprimir com o vermelho e o verde as terríveis paixões humanas", essa capacidade de passar sem palavras um certo sentimento pode ser alcançada por qualquer pessoa que conheça as relações sinestésicas das cores e como isso acontece.

Vejamos alguns exemplos de cores e sua simbologia:

*PRETO - Está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

*BRANCO - Associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza.

*CINZA - Pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

BEGE - É uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

VERMELHO - É a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. Esta eleva a pressão arterial, acelerando a respiração e os batimentos cardíacos.

*VERMELHO ESCURO - Significa elegância, requinte e liderança.

*VERDE - Significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

*VERDE ESCURO - Esta associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril.

*VERDE CLARO - Significa contentamento e proteção.

*AMARELO - Transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão. Acelera a produção de suco gástrico abrindo o apetite.

*LARANJA - É uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.

*AZUL - É a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.

*AZUL ESCURO - É considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.

*AZUL CLARO - Significa tranquilidade, compreensão e frescura.

*MARROM - É a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

*ROXO - Transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.

*LILÁS - significa espiritualidade e intuição.

*ROSA - Significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

*ROSA CLARO - Está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

*SALMÃO - Está associado à felicidade e à harmonia.

*PRATA - É uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade e à inovação.

*DOURADO - Está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.


Beijos

3 comentários:

Dona Rosa disse...

Gata, amei o blog, amei as dicas...são T U D O!
Boa sorte e muitas felicidades!
beijos

Unknown disse...

Pôxa, Gi.. não sabia que vc estava tão moderna.. dicas de moda e beleza pela net.. show de bola!!!
gostei muito das dicas!! vc vai longe!!!
beijo

walwal disse...

gostei das dicas,super úteis! fiquei mais curiosa ainda com o croche de fundo da sua página. Vc teria a foto deste por inteiro? Felicidades!!!