Acredito que como eu, devem ter muitas pessoas que ficam com alergia sempre que usam brincos. Sinceramente, eu praticamente exclui ele quase que completamente da minha vida, o que me deixa super chateada, afinal..ele faz muita diferença, né! Meu problema é tamanho que não consigo ficar mais de 20min com ele na orelha...a partir do momento que eu o coloco e antes de chegar em qualquer lugar ele já está dentro da bolsa. Minha orelha coça, fica inchada, vermelha e se eu insistir em usar a coceira fica tão incontrolável que em pouco tempo já começa a sair sangue...ai é praticamente uma semana com a orelha de molho, até começar tudo de novo!
Bom, aí que busquei tentativas infalíveis para me ajudar...
1- Passar base (esmalte incolor) no pino do brinco e na base da tarrachinha. ( As vezes funciona, as vezes não adianta nada...acho que depende da qualidade do material da bijoux)
2- Usar brinco de ouro. (Também dá certo de vez em quando, mas tem vezes que nem ele resolve).
3- Passar álcool 70% + Bepantol. (Funciona, tem outras pomadas que tb dão um bom resultado, mas ficar com a orelha melecada ninguém merece. Eu simplesmente passo na orelha e mergulho o pino do brinco em um tanto de pomada, aí da para usar.)
4- Brinco com banho de ródio (testei ontem um que comprei já que me disseram que o ródio era muito bom para quem é alérgico a brinco, o resultado foi uma alergia mais amena, porém após 6h com o brinco, precisei expulsá-lo da minha orelha).
Enfim...sem entender o motivo da minha orelha ser tão revoltada, resolvi pesquisar o motivo de todos os brincos do planeta provocar irritação na bonita!
O que eu não sabia
Existem alguns metais que podem causar alergia à brincos, dentre eles: estanho, níquel, ródio, platina ou paládio.O níquel é o metal que mais provoca alergias, primeiro porque é um dos mais utilizados em bijouterias devido ao seu baixo custo, e segundo por apresentar íons livres, que podem ser cancerígenos. Entre as mulheres que têm a orelha furada, 20% desenvolvem alergia ao níquel. Existe uma diretriz que regula o uso de níquel em jóias e permite o uso de no máximo 5% de níquel nas ligas para o ouro amarelo, já que testes comprovaram que alergias não se manifestavam nesses casos, devido a quantidade de níquel ficar muito diluída.
A rigor, quanto maior a quantidade de ouro na liga, menor a chance de dar alergia. Prefira, portanto, os brincos de ouro 18K, nunca abaixo de 18K.
Bom, compreendendo os motivos da alergia, só me resta uma última opção: Os brincos antialérgicos (feitos com aço inóx)
Encontrei alguns sites na internet que vendem e para ser sincera ainda vou tentar experimentar um brinco em ouro com uma qualidade melhor e mais diferenciada, bem como um de prata com banho de ródio.
O que aprendi
É importante confiarmos no local onde compramos as peças, pois muitas vezes justamente o pino (que é o causador da alergia) de algumas peças em ouro, prata ou bijouterias com banho de ródio ou ouro são feitas com um material inferior e que possuem uma quantidade maior dos tais metais causadores da alergia (em especial o níquel).
Por isso, quem costuma ter alergia não só aos brincos, mas a qualquer outro tipo de bijoux ou jóia (colar, pulseira, anel)...preste atenção e procure pesquisar sobre o material usado pela marca que costuma comprar as peças, ok.
Fico por aqui
Beijos
Gabi
Um comentário:
que chato né?
mais agente acaba aprendendo a conviver com essas coisas!!
Ótima Sextaaa!
Beijos
www.mariavalentinne.blogspot.com
Postar um comentário